JÚLIO MIRAGAIA
Alguns partidos políticos deixaram para ontem, 5, último dia estabelecido pela Justiça Eleitoral para realizar suas convenções e definir suas coligações na eleições municipais de Macapá e Santana. Na capital amapaense, Rede, PSB, PEN e PSTU reuniram seus correligionários para os anúncios. Em Santana, PT e PR definiram seus candidatos.
Macapá
A Rede Sustentatibildade confirmou o nome do atual prefeito da cidade, Clécio Luís, como candidato para disputar a reeleição. O nome da vereadora Telma Nery (DEM) foi anunciado como vice na composição da chapa.
REDE
A convenção da Rede ocorreu no ginásio de esportes do Santa Inês, na zona sul. A coligação é composta por Democratas (DEM), Partido Comunista do Brasil (PCdoB), Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), Partido Social Cristão (PSC), Partido Trabalhista do Brasil (PTdoB), Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) e Partido Pátria Livre (PPL). A frente tem 98 candidatos a vereador.
PSB
O Partido Socialista Brasileiro (PSB) referendou o nome do ex-deputado estadual Ruy Smith para ser o candidato a prefeito da legenda.
O partido reuniu seus filiados na quadra da escola Azevedo Costa, no Bairro do Laguinho. Ainda não foi definido o nome do candidato a vice na chapa e o partido, que por enquanto vai para o pleito sem alianças. A legenda lançou 25 candidatos a vereador.
PEN
O candidato do Partido Ecológico Nacional (PEN) será o promotor de Justiça aposentado Moisés Rivaldo. Ele terá como vice Raquel Capiberibe do Partido da Mobilização Nacional (PMN).
Junto com o Partido Trabalhista Cristão (PTC), as legendas formam a coligação ‘Macapá da Esperança’, que terá 30 candidatos a vereador. A convenção do PEN aconteceu num salão de festas, na orla de Macapá.
PSTU
O Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) reuniu seus filiados na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários (Sincottrap) para confirmar o nome do motorista Genival Cruz como candidato a prefeito da legenda que disputa a eleição sem coligação.
A educadora Ingrid Ranna será a candidata à vice na chapa do PSTU que conta com dois candidatos a vereador.
Santana
O Partido dos Trabalhadores (PT) realizou sua convenção no ginásio de esportes de Santana e confirmou o nome de Isabel Nogueira para concorrer à prefeitura e de Luany Favacho, do Partido Republicano da Ordem Social (PROS) como candidata a vice-prefeita.
Além do PT e do PROS, a coligação ‘Pra Reconstruir Santana’ é formada pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT) e o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB). A frente conta com 43 candidatos a vereador.
O atual prefeito de Santana, Robson Rocha, teve seu nome confirmado pelo Partido da República (PR) para disputar a reeleição. A convenção da legenda ocorreu na quadra da escola Amazonas.
O vice de Rocha é Ronildo Nobre, do Partido Popular Socialista (PPS). Junto com o PR e o PPS, são parte da coligação ‘Sempre por Santana’, junto com o Partido Progressista (PP) e o Partido Humanista da Solidariedade (PHS).Os partidos lançaram 44 candidatos na disputa por vagas na câmara de vereadores.
Os candidatos têm ainda até o dia 15 de agosto para registrar suas chapas no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), por isso algumas coligações podem ser alteradas.