JÚLIO MIRAGAIA
Os caminhoneiros que realizam o serviço de terraplanagem nas obras de ampliação da rodovia Duca Serra paralisaram os trabalhos e fecharam a via no sentido Macapá- Santana, durante a tarde desta quinta-feira, 15. Além dos veículos ocuparem um trecho da estrada, foi realizado também um ‘buzinaço’ para chamar a atenção da população.
O movimento cobra o pagamento de 7 meses de salário atrasado. Já a Secretaria de Transportes do Estado do Amapá (Setrap) assume que são 5 meses o período em que o repasse para os trabalhadores não é efetuado.
Com uma das faixas bloqueadas, os carros tiveram que desviar caminho por dentro das obras. O Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual (BPRE) acompanhou o fechamento da estrada. Não houve congestionamento com o protesto.
O caminhoneiro Pedro Roberto informou que 10 caçambas têm contrato com a empresa Roma para as obras na Duca Serra. São 16 motoristas cedidos para transportar aterro e outros tipos de carga.
“Só iremos voltar quando o pagamento for realizado”, disse o motorista.
Outro participante do movimento, José Rodrigues, defendeu que a Setrap pague imediatamente pelo menos 50% do que deve.
“Aqui todos nós somos pais de família. Temos compromisso, pagamos tanta coisa”, desabafou.
O secretário de Transportes, Jorge Amanajás, informou que a remuneração referente ao mês de maio deve sair na próxima semana. O último pagamento havia sido feito em abril para a categoria.
“Trabalhamos para publicar no Diário Oficial de amanhã o pagamento. Se isso acontecer, a situação se resolve na próxima semana”, disse Amanajás.
Confira o vídeo: