DA REDAÇÃO
Durante operação conjunta entre os dias 14 e 18 de setembro, que contou com os órgão que integram o Sistema Estadual de Meio Ambiente e o Exército Brasileiro, foi detectado o risco de desmoronamento de terras em áreas de mineração que já foram desativadas nos municípios de Porto Grande, Pedra Branca e Serra do Navio.
A fiscalização constatou também a abertura de ramais ilegais, fez notificações e autuações de crimes ambientais e de ocupações ilegais dentro da área da Floresta Estadual do Amapá (Flota) nas comunidades do Munguba e Cachaço, como também nas áreas de mineração das comunidades do Cachorrinho e Tucano II.
O Sistema Estadual de Meio Ambiente é composta pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Instituto Estadual de Florestas (IEF) e Instituto do Meio Ambiente e de Ordenamento do Estado do Amapá (IMAP).
O Exército participou da operação com a presença de homens e um helicóptero para chegar nas áreas de difícil acesso. Os crimes ambientais foram todos notificados.
As operações unificadas ocorrerão com frequência atendendo todos os municípios do Amapá. A próxima operação deve ocorrer no início de novembro.