ANDRÉ SILVA
Professores da escola estadual Modelo Guanabara, centro de Macapá, resolveram vender sonhos, doces e salgados para climatizar as salas de aula. A escola passou recentemente por furtos em série, foram 3 em menos de 30 dias.
Esse tipo de venda acontece o ano inteiro e faz parte de um projeto dos professores da escola. Por meio dele, eles organizam eventos como a festa junina. Dessa vez a ideia é climatizar as salas de aula que até então contam com ventiladores para refrescar o espaço.
“Todos os anos nós fazemos essa venda. Geralmente nós usamos os recursos para nossa festa junina, mas agora iremos utilizar para comprar as centrais para as salas”, contou a diretora da escola Gracilene Rodrigues.
Furtos em série
Além da escola Guanabara, mais duas que ficam próximas, a Pequeno Príncipe e a Princesa Izabel, sofreram com a ação de bandidos. O primeiro furto ocorreu assim que a escola ficou sem vigilância.
“Próximo do feriado de 13 de Setembro”, lembrou a diretora.
Os bandidos deram espaço de uma semana para novas investidas e, em menos de 30 dias, mais de 50 lâmpadas, um aparelho de som, uma bomba d’água e um ar condicionado foram levados. Na primeira ação foram levadas as lâmpadas. Uma semana depois a bomba d’água e o som. Na terceira investida levaram o ar condicionado.
“Fomos no Ciosp, fizemos um boletim de ocorrência e mandamos um documento para a Secretaria de Educação e estamos aguardando retorno”, contou a diretora.
Com a venda do lanche, a escola vai comprar o ar condicionado da sala de leitura, o que foi levado pelos bandidos.
No ultimo dia 19 os bandidos invadiram a escola Municipal Pequeno Príncipe que fica bem ao lado da Escola Guanabara. Eles levaram bomba d’água e uma central de ar.