SELES NAFES
Uma equipe de policiais militares do Amapá conseguiu um feito inédito no atletismo regional. Conquistou o segundo lugar na Ultramaratona do Círio, na madrugada deste sábado, 8, em Belém (PA). O percurso, de 90 quilômetros, fica entre as cidades de Castanhal e a capital paraense.
A prova, muito extenuante, é para poucos. Apenas 120 atletas de vários estados toparam o desafio, entre eles a equipe do Amapá formada pelo coronel da reserva Laurelino Conceição, ex-comandante do 1º Batalhão da PM; tenente Monteiro, sargento Jandira e cabo Naraiã.
Eles cumpriram o percurso em 7 horas e 41 minutos, com a chegada no Largo de Nossa Senhora de Nazaré, no tradicional Bairro de Nazaré, área central de Belém. O primeiro lugar ficou com uma equipe de cadetes da Polícia Militar do Pará.
A prova, bem desgastante, foi realizada no período com menos calor. Foram duas largadas. A primeira ocorreu às 17h em Castanhal com percurso de 20 km. E a segunda, para 70 km, às 20h, com chegada em Belém às 2h.
“O trecho mais complicado foi a chegada em Belém, já por causa do desgaste da equipe. A escuridão e o trânsito intenso na rodovia também dificultam um pouco”, comentou o coronel Laurelino Conceição.
As equipes correram em revezamento. No grupo amapaense, cada atleta percorreu cerca de 22 quilômetros e meio, obedecendo a uma estratégia própria da equipe. Um carro de apoio levava água, alimentos e suplementos, e a cada 6 quilômetros o atleta era trocado.
A estratégia tinha sido treinada em Macapá, e com o ritmo forte da corrida acabou fazendo a diferença.
“O ritmo é muito intenso. Mas conseguimos um ótimo resultando disputando com atletas de elite do Pará, Maranhão, Tocantins e de outros estados”, comemorou o coronel.