REDAÇÃO
A construção do Sambódromo em Macapá, em 1997, foi um marco evolutivo para as escolas de samba do Amapá. O mesmo deve acontecer com os grupos juninos, agora que a Federação das Entidades Folclóricas (Fefap) anunciou a construção do primeiro ‘quadrilhódromo’ da Região Norte. A estrutura será construída em Macapá com recursos de emenda do deputado federal Marcos Reátegui (PSD), que esta semana se reuniu com dirigentes da entidade.
O quadrilhódromo terá salas para oficinas de capacitação em corte e costura, adereços, maquiagem, formação de jurados e estudo da história (para desenvolver temas), além da arena de apresentações. O projeto já executivo está sendo elaborado por arquitetos e engenheiros.
O Arraiá no Meio do Mundo, um dos maiores eventos culturais do Amapá, mobiliza cerca de 17 mil pessoas, principalmente jovens de bairros mais periféricos e do interior do Estado. No total, são 102 grupos divididos nas categorias ‘Tradicional’ e ‘Estilizada’.
A Fefap estima que são movimentados mais de R$ 1 milhão com contratação de mão-de-obra, confecção de indumentárias e adereços, estrutura, som, iluminação e premiação.
A construção do quadrilhódromo é vista como mais uma oportunidade de gerar empregos, renda e inserção de jovens.
Calendário 2017
Na reunião entre a Fefap e o deputado federal, a presidente Daiana Ronieli apresentou a nova diretoria e o calendário do Arraiá no Meio do Mundo de 2017 que já inicia no dia 5 de novembro deste ano, e continua no ano que vem com realização de eventos como concursos e festivais nos municípios.
“O deputado Marcos Reátegui é um visionário e tem compromisso com a cultura e com os jovens do Amapá, que vai se consolidar como grande realizador da quadra junina no Norte, movimentar a economia e o turismo, incentivar o empreendedorismo e principalmente, resgatar a estima de famílias de áreas de risco através arte e cultura”.
“Vamos contemplar através desta emenda centenas de famílias e jovens que brincam a quadra junina, que além da diversão e oportunidade de mostrar talento, também terão portas abertas de ingressar no mercado de trabalho através dos cursos profissionalizantes que serão oferecidos”, disse o deputado Reátegui.