HUMBERTO BAÍA, DE OIAPOQUE
Em Oiapoque, a 590 quilômetros de Macapá, a Justiça Eleitoral diz que está tudo preparado para as eleições deste domingo, 2. Cerca de 18 mil eleitores estão aptos a votar.
Em toda a cidade serão utilizadas 63 urnas, incluindo as que funcionarão em cinco aldeias: Manga, Espírito Santo, Kumenê e Kumarumã. Mais de 300 pessoas estão convocadas para dar logística na distribuição do material.
“Tudo está correndo de acordo com o planejado. A 4ª Zona Eleitoral está de plantão a mais de dois meses e vamos ficar ainda depois das eleições”, diz a juíza eleitoral de Oiapoque, Laura Costeiro.
Na cidade os últimos comícios a aconteceram na quinta-feira, 29. A Polícia Federal e o Ministério Público estão recebendo várias denúncias. O comitê do candidato Enoque Galvão, da coligação com a Força do Povo, ficou fechado durante quase toda a sexta-feira, 30, depois que a PF recebeu denúncia de irregularidades.
Quatro candidatos estão concorrendo: Joacy Rabelo (PSB), Enoque Galvão (PT do B), Maria Orlanda (PSDB) e Artur do Areal (PV). Até o momento mais de 20 pessoas já foram encaminhados à sede da Polícia Federal para prestar esclarecimentos por estarem portando dinheiro e tíquetes de gasolina.