CÁSSIA LIMA
A cozinha da Escola Estadual Modelo Guanabara, no Centro, foi furtada na madrugada desta terça-feira, 25. Esta é a terceira vez que a escola sofre com invasões de criminosos. As aulas foram suspensas.
O furto só foi constatado quando os primeiros funcionários chegaram à escola e perceberam o arrombamento da cozinha. Os criminosos levaram alguns alimentos da merenda escolar e lâmpadas do corredor.
“A gente fica com muito medo porque os bandidos podem entrar aqui a qualquer hora. Eu trabalho na escola há 9 anos e nunca vi esse abandono. Suspendemos as aulas até a polícia fazer a perícia e resolvermos com a direção da escola que rumos tomar”, disse a professora Elen Favacho.
Os corredores da escola e refeitório estão todos sem lâmpadas. Nos outros furtos foram levadas lâmpadas, bomba d’água e o som da escola. Os professores contabilizam que as perdas façam diferença no aprendizado dos alunos.
“A gente discute com a escola, sabe das dificuldades, mas precisamos tomar medidas preventivas. Hoje o que podemos fazer é trancar bem as salas. Mas sabemos que tudo que levaram vai fazer falta para eles”, frisou a professora.
A pericia da Polícia Técnico-Cientifica (Politec) chegou ao local às 11h.
Premiação
A escola tem 600 estudantes entre o 1ª e o 5ª ano do ensino fundamental. A instituição foi vencedora do Prêmio Referência em Gestão Escolar em 2013. A premiação era para escolas que, por meio de iniciativas, melhoravam a educação no estado do Amapá.
O triunfo garantiu participação na edição nacional do prêmio que ocorreu em Brasília (DF). O modelo de ensino da instituição amapaense chegou a ser apresentado nos Estados Unidos, em conferência internacional sobre educação.