CÁSSIA LIMA
A exposição de arqueologia “Uma década depois” marcou o início das comemorações dos 25 anos de aniversário do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa), na manhã desta sexta-feira, 7, no Museu Sacaca.
A programação segue até o fim o mês de dezembro e busca contar a história da instituição no Amapá com diversas exposições que passam pelos anfíbios até ordenamento territorial. Mas a abertura das comemorações foi com a arqueologia.
A exposição arqueológica exibe cerâmicas e peças encontradas em sítios arqueológicos do município de Oiapoque, Laranjal do Jari, Calçoene e do quilombo do Curiaú, em Macapá. Algumas peças estão em exposição pela primeira vez em 10 anos, após a criação do núcleo de arqueologia da instituição.
“A criação do Iepa veio suprir essa lacuna de conhecimento que estava disperso no estado. A partir da criação do Instituto, pudemos construir uma nova história e com isso uma nova linha de pesquisa no Amapá”, destacou o diretor-presidente do Iepa, Wagner Costa.
O Iepa foi criado dia 1 de outubro de 1991, com a fusão dos museus de História Natural Ângelo Moreira da Costa Lima e Museu de Plantas Medicinais Waldemiro Gomes. O primeiro nome foi Instituto de Estudos e Pesquisas do Amapá. Em 1997, recebeu o atual nome.
Atualmente, o Instituto possui linhas de pesquisas nas áreas arqueológica, aquática, meteorologia, botânica, zoológica, fitoterápica, fitocosmética, entomológica médica e agrícola, ordenamento territorial e alimentos. A expectativa é de expansão.
“Estamos com perspectivas de novos projetos para o cenário econômico e cultural do estado para os próximos anos, tendo como base o cenário atual de instabilidade, mas antes vamos discutir o novo plano Nacional de Ciência e Tecnologia para 2020”, frisou o diretor.
Programação
De 07/10 à 04/12 – Exposição de arqueologia “Uma década depois), no prédio de arqueologia.
De 10/10 à 16/10 – Exposição de Peixes e Crustáceos do Amapá, na Casa de Vidro do Museu Sacaca, assim como as demais exposições.
De 17/10 à 23/10 – Exposição de Anfíbios e Répteis no Amapá.
De 24/10 à 30/10 – Exposição Estudos com Insetos no Amapá.
De 31/30 à 06/11 – Exposição de Ferramentas de Hidrometeorologia e Geologia e tecnologia mineral no Amapá.
De 07/11 à 13/11 – Exposição de Mamíferos e incubadora de empresas no Estado.
De 14/11 à 20/11 – Exposição de Plantas e clonagem vegetal no Amapá.
De 21/11 à 27/11 – Exposição de fitoterápicos, fitocosméticos e tecnologias de alimentos no Amapá.
De 28/11 à 04/12 – Exposição Funcionamento de Ecossistemas Costeiros e contribuição para o ordenamento territorial do Amapá.
O Museu Sacaca funciona de terça-feira aos domingos de 9h às 17h.