CÁSSIA LIMA
Com mais de 10 mil cadastrados para atendimento, o Centro de Promoção Humana Frei Daniel Samarate, os Capuchinhos, localizado no Bairro Santa Rita, realizou programação especial na manhã desta terça-feira, 4, dia em memória a São Francisco de Assis. O Centro busca voluntários.
Houve uma missa em ação de graças à memória de São Francisco de Assis. E foram entronizadas três imagens no hall de entrada do prédio: do Frei Apolônio Troesi, ícone da obra e voluntário por 9 anos do Centro; Frei Daniel Samarate, patrono da entidade e símbolo de doação e caridade; e do médico Marcelo Cândia, italiano grande parceiro do Centro que doou sua vida para os mais pobres.
O espaço é referência há mais de 20 anos no Estado com oferta gratuita de serviços como odontologia, cardiologia, clínica geral, nutricionista, pediatria e laboratorial. São 10 mil cadastrados no banco de dados que contabilizam 200 refeições diárias e uma média de 250 atendimentos diários.
“Hoje é um dia bonito porque celebramos a fé do nosso fundador, São Francisco de Assis. Essa entronização das imagens foi uma ideia que surgiu para homenagear e mostrar para a população o trabalho do Centro e da caridade desses homens. Esta é uma obra coletiva que tem uma abrangência muito grande para os mais necessitados”, disse o diretor do Centro de Promoção Humana, Frei Carlos.
A programação contou com um café da manhã e participação da comunidade, e das pessoas cedidas pelo governo do Estado e prefeitura de Macapá que trabalham no espaço. A cerimônia contou com a participação da deputada Marília Góes, amiga do Frei Apolônio, que relembrou o projeto do berçário móvel, criado pelo frei que cuidava de adolescentes grávidas.
“Essa homenagem é um reconhecimento que o Frei Apolônio, por ser muito simples, não gostaria de ter. Mas ele foi um santo em vida e isso é muito lindo. Aqui tem um pouco da vida de doação dele que sempre cuidava das pessoas, especialmente das mulheres e meninas do berçário móvel. Eu sinto muita saudade dele, disse a deputada.
Voluntários
Atualmente, os Capuchinhos contam com 15 voluntários de diferentes áreas de formação. Mas o diretor conta que precisa de mais colaboradores para auxiliar a comunidade que procura o Centro.
“Precisamos muito. Especialmente de pessoas com o espírito manso e que queiram ajudar em horários comerciais, pode ser só meio turno. Basta nos procurar”, disse.
Os interessados podem procurar o Frei em horário comercial no Centro de Promoção, localizado na Avenida FAB, na esquina da Rua Paraná, no Bairro Santa Rita.