SELES NAFES
Portas e janelas de várias salas da Secretaria de Educação do Amapá (Seed) amanheceram arrombadas nesta segunda-feira, 17. Documentos e relatórios de prestações de contas de diretores que estavam sendo auditados por técnicos do Tribunal de Contas do Estado (TCE) desapareceram.
A ação criminosa foi cirúrgica. O alvo eram as salas onde as equipes do TCE estavam trabalhando. Além de documentos e relatórios, foram levados notebooks do Tribunal de Contas.
“Não sabemos o número exato de processos, mas o Tribunal de Contas estava analisando processos de 2014”, explicou a secretária de Educação do Amapá, Goreth Sousa.
Os processos são prestações de contas de gestores de escolas que demonstram a aplicação de recursos federais para transporte, merenda escolar, e outros serviços que demandam convênios.
A Seed registrou ocorrência na Polícia Civil e a Polícia Técnica foi acionada para periciar as salas. A Polícia Federal também foi comunicada.
“Vamos encaminhar cópias de todos esses registros policiais para os ministérios públicos estadual e federal, e também para os órgãos federais responsáveis por esses convênios, e por último faremos a instalação de uma sindicância interna para apurar responsabilidades”, adiantou a secretária.
O interior do prédio da Seed não tem sistema de câmeras e apenas um vigilante faz a proteção patrimonial.