ANDRÉ SILVA
Das 18.400 pessoas sepultadas em um dos maiores cemitérios de Macapá, o São Francisco de Assis, na Zona Norte, mais de 8 mil são crianças recém-nascidas e adolescentes. No Dia de Finados, que acontece todos os anos no dia 2 de novembro, muitos pais comparecem ao local para prestar homenagem às crianças que nunca serão adultas.
Ao todo, são 3.986 menores de até 17 anos e 4.666 fetos, o que corresponde a 47,021%, segundo dados da administração do cemitério. Os motivos das mortes são diversos, como assassinatos, causas desconhecidas, doenças e ao nascer, como o caso do pequeno Henrique Sena Façanha.
A mãe dele, Iranete Braga Sena, de 27 anos, desenvolveu hepatite na gravidez e o bebê morreu durante o parto. Ela e o marido, Gilmar Façanha Pereira (foto destaque), 24 anos, moram no Arquipélago do Bailique e lembram com tristeza o dia em que tudo aconteceu.
“Quando ela sentiu as dores de parto nós estávamos em casa. Pegamos uma voadeira do meu cunhado e fomos até a região do Aterro. Depois pegamos o carro da minha comadre, havia muito buraco na estrada. Ela não aguentou e deu a luz dentro do carro, antes de chegarmos no Curiaú. Ele já havia nascido”, conta com angústia o pai.
“Ele ficou poucos minutos em nossos braços. Chegamos no Posto Marcelo Cândia….(pausa para respirar emocionado)… ainda estava vivo. Já haviam passado uns 6 minutos, mas não havia oxigênio no posto e não deu pra manter ele com vida”, lembra com pesar o pai.
Como este casal, haviam muitos outros pais fazendo manutenção nos mausoléus dos filhos para o Dia de Finados.
Com familiares realizando limpeza dos túmulos, procura por serviços de manutenção é baixa
O crescimento da movimentação de pessoas nos cemitérios favorece o trabalho com a venda de objetos para manutenção dos túmulos, mas o movimento não anda assim tão bom.
“Esse ano tá ruim mesmo. Espero que amanhã melhore, já que é o dia mesmo de finados”, avalia Dilcinei Sanches, 32. Ele vende as peças para túmulos de crianças por R$ 35 e para adulto a R$ 45.
O cemitério está todo preparado para receber a população no Dia de Finados. O processo de limpeza, realizado pela Prefeitura Municipal de Macapá (PMM), foi concluído nesta terça-feira, dia 1º de novembro.