FERNANDO SANTOS
No fim da tarde de segunda-feira, 21, mais um acidente de trânsito foi registrado no cruzamento da Avenida Estélio de Oliveira com Rua Salvador Diniz, no Bairro Nova Brasília em Santana. O local é um dos muitos ainda sem semáforo, na segunda cidade mais populosa do Amapá.
Neste caso, o condutor da motocicleta perdeu o controle e caiu. Ele teve escoriações pelo corpo e foi levado ao Hospital de Emergência de Santana. A vítima não corre risco de morrer, mas só em novembro foram registrados dois acidentes com vítimas fatais em cruzamentos.
Com quase 3 décadas de existência, Santana possui apenas 2 equipamentos semafóricos. Um deles está instalado na Rua Ubaldo Figueira com Avenida Princesa Izabel, região central, e o outro na Avenida Maria Colares esquina com Rua Salvador Diniz, também no centro.
O problema é que na época em que os semáforos foram instalados, a cidade ainda era considerada pequena no que diz respeito ao número de habitantes. Com o crescimento populacional, e consequentemente da frota de veículos, o trânsito ficou ruim.
Profissionais que trabalham no trânsito acreditam que é necessário ter mais investimentos no sistema de tráfego da cidade.
“No meu ponto de vista, acredito que seja necessário a instalação de outros semáforos na cidade, mas só um estudo profundo pode garantir a exatidão dessa informação”, informou o tenente Francisco Alves Neto, do Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual (BPRE).
Policial experiente em ocorrências de trânsito, o tenente diz ainda que é necessário com urgência a instalação de um semáforo no trecho da Rua Cláudio Lúcio Monteiro com Pastor Souzinha, entrada do Bairro Vila Amazonas.
“Esse trecho é perigoso. Precisa ser colocado urgente um semáforo neste local”, ressaltou o oficial.
Para uma população de mais de 100 mil habitantes, o condutor Josielson Oliveira também acredita ser insuficiente apenas 2 semáforos.
“Muito complicado. Principalmente em horário de pico. Aqui na Valter Lopes da Cruz com Salvador Diniz, também precisa de semáforo”, disse o motorista.
No trecho em que Josielson Oliveira citou, há registros de acidente com vítima fatal.
Imprudência
A imprudência também tem provocado graves acidentes em Santana. No último sábado, 19, o motociclista Andrevane Lopes Albuquerque, 32 anos, morreu depois de colidir com um carro no cruzamento da Avenida Maria Colares com Rua Cláudio Lúcio Monteiro. A polícia trata o episódio como imprudência.
Até o fechamento desta matéria, o portal SELESNAFES.COM tentou contato com a Superintendência de Transporte e Trânsito de Santana (STTrans), mas não houve retorno das ligações.