ANDRÉ SILVA
Um incêndio que se prolongou por quatro dias em uma área de ressaca no Bairro Pantanal, Zona Norte de Macapá, encheu grande parte do local de fumaça e quase queimou por completo uma casa, durante o início da tarde desta quarta-feira, 7.
Por sorte, o Corpo de Bombeiros Militar (CBM) chegou a tempo de controlar as chamas. Ninguém ficou ferido.
Segundo moradores, o incêndio iniciou no último domingo, dia 4, pela manhã. Até a terça-feira, 6, o fogo estava controlado. Mas nesta quarta pela manhã a vizinhança acordou e se deparou com muita fumaça dentro de casa e nas ruas do bairro. Foi preciso usar baldes com água para apagar as chamas.
“Todo tempo esse incêndio começa do outro lado. Todos os anos é a mesma agonia e ninguém faz nada. Até ontem havia apenas fumaça, mas quando deu umas 11 horas as chamas aumentaram e quase chegaram aqui no meu banheiro”, contou Evaldo Ferreira e Silva, de 36 anos. Ele mora no local há 12 anos.
Três carros do CBM foram utilizados para combater as chamas. Uma casa por pouco não foi consumida pelo incêndio. O fogo chegou a atingir parte da cozinha. As chamas queimaram a Caixa d’água, que ficou completamente destruída.
“Há muita fumaça no local. Os populares informaram que o incêndio começou no domingo e hoje tomou essa proporção. Nós chegamos a tempo de evitar que uma casa fosse toda consumida pela chamas”, disse o tenente Solamar Moraes.
Em alguns minutos os bombeiros conseguiram controlar as chamas, mas muita fumaça ainda podia ser vista em todo o bairro e se espalhava até os bairros adjacentes como Renascer 1 e 2.
No dia 11 de dezembro de 2015, um incêndio com proposições maiores atingiu aquele mesmo local, mas dessa vez poucas residências foram atingidas.
Incêndios no Amapá
Segundo dados do CBM, só esse ano já foram registrados até o mês de novembro 444 incêndios. A maioria deles é em área de mata. A instituição afirma que boa parte é provocada. As ocorrências costumam aumentar a partir de julho. Em agosto foram registrados 53 ocorrências, em setembro foram 66, outubro 167 e em novembro 158.
Os incêndios ocorrem quando os proprietários de terreno queimam o mato e não apagam o fogo de maneira correta. Macapá é a cidade que mais acumula ocorrências no estado.
Em apenas uma pequena parcela dos casos, o fogo é espontâneo.