ANDRÉ SILVA
A gasolina em Macapá já pode ser encontrada ao preço de R$ 4,09. O reajuste havia sido anunciado pela Petrobras no início de dezembro.
O valor tem sido cobrado geralmente quando o pagamento é no cartão de crédito. Em alguns postos ainda é possível encontrar o combustível na casa dos R$ 3,69.
A estatal anunciou o reajuste de 8,1% na gasolina e 9,5% no diesel no último dia 5 deste mês. Os valores nos postos de Macapá podem variar de acordo a bandeira. A maioria dos que são da franquia BR Mania já praticam o novo preço.
Em tempos de crise, alguns proprietários de veículo da cidade já optam pela motocicleta para economizar no combustível. Eles preferem usar o carro só em situações de extrema necessidade.
“Está caro! Só abasteço por necessidade. Até porque, a gente que tem família e sempre precisa usar o carro. Na maioria das vezes uso minha moto. É mais econômica”, disse o bombeiro militar Élcio do Rosário, de 47 anos.
“Muito caro! Um absurdo Isso! Tem muito posto aí que já está cobrando 4 reais. É pra acabar. Tem posto que já está mais que esse preço. Antes, dava para o cara ter um carro. Agora, ele tem que ter uma moto que sai muito mais barato”, protestou o mecânico André Pantoja de Menezes, de 20 anos.
O portal SELESNAFES.COM tentou falar com o Procon para saber se os preços que estão sendo aplicados pelos postos de combustíveis estão dentro do que deve ser cobrado por lei.
Foi procurado também o Sindicato dos Postos de Combustíveis do Amapá e também não houve retorno.
Seles Nafes