CÁSSIA LIMA
Os moradores do conjunto habitacional São José reclamam da falta de água nas torneiras há dois dias. Segundo eles, há meses a falta de água tem sido constante. Quem mora nos apartamentos mais altos a situação é pior.
O conjunto localizado no Bairro do Buritizal, na Zona Sul de Macapá, foi inaugurado em junho deste ano e possui 1.444 unidades habitacionais. Em todos os blocos os moradores reclamam da falta de água.
“Há dias está faltando e quando cai e só um pouco. Aqui em casa não tem desde domingo de manhã. Hoje tivemos que pedir água em casas vizinhas pra gente poder tomar banho. Faz dois meses que essa situação está assim”, disse a dona de casa Elisângela Sousa.
O sistema de água e esgoto do Conjunto São José é isolado e, de acordo com moradores, funcionou bem até outubro. Depois, iniciaram as faltas constantes de água. Segundo o morador Wilson Brito, que mora no terceiro andar do bloco 5 a situação está precária.
“Pelo menos uma vez na semana falta água. Eu vou na casa de um amigo pra pedir água pra eu e minha família tomarmos banho. E quando a água cai, aqui em cima só pinga. Tá difícil desse jeito”, reclamou.
A Estação de Tratamento de Água da Caesa informou que está provisoriamente administrando o conjunto, e parte da responsabilidade do abastecimento é da Direcional Engenharia, empresa que construiu as unidades habitacionais.
A Direcional já identificou que é um problema interno e informou que esta tomando providências para que o abastecimento se regularize ainda hoje.