CÁSSIA LIMA
A Operação Papai Noel 2016 da Polícia Militar contará com um sistema de monitoramento das ruas do Centro de Macapá. Um ônibus com câmeras instaladas na sua estrutura móvel ajudará a registrar em tempo real a movimentação, identificando mais rapidamente possíveis delitos.
Ao todo, mais de 200 agentes da segurança pública participam da operação que iniciou nesta sexta-feira, 2, e que segue até 31 de dezembro.
As rondas, realizadas por diferentes batalhões, pretende promover maior segurança nas áreas de atividade comercial com maior circulação de pessoas, especialmente o Centro e as áreas com grande número de ocorrências.
“Nós queremos garantir segurança da população, lojistas e dos trabalhadores que estarão nesses ambientes de grande circulação de pessoas e dinheiro. A meta é reduzir o número de ocorrências e manter a paz social”, frisou o secretário de Segurança Pública, Ericlaúdio Alencar.
A operação conta com militares do Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual (BPRE), Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), Batalhão de Operações Especiais (Bope), Batalhão Ambiental, Batalhão de Rádio Patrulhamento (BRPM), além dos batalhões do interior. Neste ano, a ação será deflagrada em todo o estado, com rondas ostensivas em Macapá, Santana, Laranjal do Jari, Oiapoque e Calçoene.
Central de Gerenciamento
A Central de Gerenciamento funcionará em um ônibus da PM, que ficará localizado na Avenida Mário Cruz, ao lado do Teatro das Bacabeiras, no Centro.