DA REDAÇÃO
Uma delegação do Amapá, composta pelo governador Waldez Góes, secretários e técnicos do Estado, representantes do setor empresarial e Universidade Federal do Amapá (Unifap) participa nesta terça e quarta-feira, dias 6 e 7, da X Reunião da Comissão Mista de Cooperação Transfronteiriça França-Brasil.
A abertura da ponte sobre o Rio Oiapoque e as discussões sobre acordo de transporte, seguros, circulação de pessoas e mercadorias, estão entre as principais pautas do encontro.
O evento ocorre em Caiena, capital da Guiana Francesa e parte do grupo de representantes do Governo do Amapá já está em território francês.
O objetivo do encontro é facilitar o intercambio entre os dois países em uma série de discussões internacionais de desenvolvimento socioeconômico.
Compõem a temática do encontro também, assuntos como acessibilidade, segurança e defesa, cooperação policial e judiciária, luta contra a pesca ilegal, segurança civil, desenvolvimento do comércio e atrativos regionais, educação, saúde, agricultura, meio ambiente, cultura e pesquisa e inovação.
A delegação amapasense encontrará com o embaixador da França em Brasília, Laurent Bili; o prefét de Guiana, Matin Jaguer, e o primeiro secretário da Embaixada da França, Mathieu Jagour.
A ação faz parte dos desdobramentos do Acordo de Cooperação Mista, de maio de 1996. O acordo entre os dois países foi em fevereiro de 2008 pelos ex-presidentes Luis Inácio Lula da Silva e Nicolas Sarkozy, com o Plano de Ação da Parceria Estratégica.