ANDRÉ SILVA
Moradores do Bairro Beirol, zona sul de Macapá, bloquearam a Rua Hamilton Silva no início da noite desta quarta-feira, 18, no segundo protesto em uma semana contra as péssimas condições da Avenida Maria Creuza Mendes de Holanda. O grupo chegou a atear fogo em pneus e nas barricadas e desbloquearam a rua depois que a polícia chegou.
O protesto, que ocorreu em horário de pico, prejudicou o fluxo do trânsito no local. Para seguir viagem, os motoristas tinham que fazer o retorno. Alguns reclamavam e outros, porém, eram solidários com a causa. Os moradores gritavam palavras de ordem, enquanto mais pessoas se aglomeravam.
“A rua está intrafegável e toda vez que chove alaga a casa dos moradores. No ano passado, a prefeitura esteve aqui, mas ficou só nisso mesmo, e isso já se arrasta há cinco anos”, protestou Lucas Silva, de 22 anos.
Alguns moradores dizem que a situação está insustentável e que não há condições de trafegabilidade na rua. Segundo eles, algumas crianças já chegaram a cair no local e os idosos tem dificuldade em sair de casa.
“Queremos que a prefeitura tome providências quanto a isso. Só vamos descansar depois de ver nossa rua asfaltada”, disse a estudante Mariana Rabello, de 28 anos.
Eles programam outras ações ainda esta semana. Após uma hora, a rua foi liberada pela polícia e o trânsito fluiu normalmente.
Segundo Lucas Silva, a Secretaria Municipal de Obras (Semob) esteve na avenida na manhã desta quinta, 19, fazendo imagens do local e falando com os moradores. Uma reunião foi agendada com moradores e técnicos da secretaria que vai acontecer na próxima terça-feira, 24.