ANDRÉ SILVA
O telhado da quadra poliesportiva da Escola Estadual Professora Maria Cavalcante de Azevedo Picanço, no Bairro Brasil Novo, zona norte de Macapá, foi ao chão depois de 4 meses do espaço estar interditado.
O fato ocorreu nesta quarta-feira, 11, por volta das 12h30min e foi testemunhado por vizinhos que disseram que tudo aconteceu depois de um forte vento. Ninguém ficou ferido.
Segundo moradores do entorno da escola, a queda foi antecedida de uma ventania e em seguida de um estalo na estrutura de ferro que sustenta o telhado. Após alguns segundos, praticamente toda a estrutura desabou.
“Meu marido que está fazendo um trabalho distante vários quarteirões daqui ouviu quando o telhado caiu de tão forte que foi o som”, testemunhou a microempresária Daniele dos Santos.
Ela disse que o vento levantou primeiro a parte de frente do telhado e logo depois a de trás, e em seguida houve um grande estrondo.
O diretor da escola, Ruy Nunes, disse que as aulas práticas já haviam sido suspensas desde outubro do ano passado, e que os alunos estavam fazendo as aulas teóricas em sala.
Ele informou também que logo quando assumiu o cargo, em agosto de 2016, percebeu o risco e acionou a Defesa Civil, que emitiu o laudo de interdição. Disse ainda que a Secretaria Estadual de Educação (Seed) já está a par de toda a situação.
“A Seed já está tomando todas as providências necessárias e a reforma já está licitada e pode começar a qualquer momento”, afirmou o diretor.
Nunes informou que já esperava que isso acontecesse, já que as chuvas que tem caído com frequência na cidade vêm acompanhadas de fortes ventos.