JÚLIO MIRAGAIA
Durante todos os domingos do mês de janeiro, a estudante de medicina e enfermeira Alline Costa, estará realizando uma feira de incentivo à leitura, com doação, venda e troca de livros na Praça Floriano Peixoto, no Bairro do Trem.
O projeto será sempre entre 16 e 20h. Estarão em expostos exemplares de diferentes temas, como saúde, literatura, política, artes, dentre outros. Os livros que serão vendidos terão preços que variam de R$3 até R$30.
Alline cursa medicina na Universidad Nacional de Rosario, em Rosario, na Argentina, a quatro horas da capital, Buenos Aires. Ela está de férias em Macapá e acredita que a melhor forma de incentivar novos leitores é repassando os livros que leu ao longo da vida.
“Acho fundamental compartilhar os livros que me ajudaram e ajudam constantemente a sempre querer buscar mais e mais”, diz Alline.
Sobre sua relação com a leitura, a enfermeira conta que desde criança foi muito estimulada pelos pais ao contato com os livros.
“Cada livro era uma história, uma vivência, uma experiência, uma construção individual”, avalia.
Ela escolheu a praça Floriano Peixoto pelo ambiente propício para a leitura.
“Acho que todos vão concordar que a Floriano é uma das praças e mais charmosas de Macapá, por sua tranquilidade, por sua paz, por você poder se sentar na grama e poder apreciar um bom livro. É uma praça encantadora e bela, com um poder inspirador. Por isso vamos aproveitar esses momentos com a família, namorados, filhos e poder incentivar essa pratica tão linda que é a leitura”, concluiu.