ANDRÉ SILVA
Mais de mil livros já foram doados, trocados e vendidos em uma feira de incentivo à leitura que acontece na Praça Floriano Peixoto, Centro de Macapá. Ela está sendo realizada todos os domingos do mês de janeiro e neste domingo, 29, será o último desta edição.
A feira é organizada pela estudante Alline Costa, amapaense que cursa medicina na Universidad Nacional de Rosario, em Rosario, na Argentina. Ela aproveitou os dias de férias na terra natal para doar, trocar e vender livros que já leu. A ideia é fazer com que a feira seja organizada com frequência por qualquer morador em praças da cidade como acontece no país que estuda.

Idealizadora do projeto espera que novas iniciativas surjam que incentivem o hábito da leitura em espaços públicos. Fotos: arquivo pessoal
Nesta edição, ela conta que recebeu muitas doações da família, de um advogado, uma contabilista e de uma pedagoga que juntos somam mais de 500 livros.
“Foram mais de mil livros que circularam na feira atendendo a todos os públicos e áreas da leitura” acrescentou a estudante.
E o projeto já deu resultado. Foram doados livros para a Escola Estadual Raimunda dos Passos no Bairro Novo Horizonte, zona norte de Macapá, e para o Centro Acadêmico de História da Universidade Federal do Amapá (Unifap).
Alguns exemplares são vendidos a um preço baixo, que pode variar de R$ 15 até a R$ 30,00.
“Neste domingo será o último dia desta edição e terminará com muita alegria e sentimento de dever cumprido, porque muitos que foram tiveram a oportunidade de levar um bom livro por um valor bem simbólico”, disse satisfeita Alline Costa.
Os livros começam a ser expostos a partir das 16h e segue até às 20h, na Praça Floriano Peixoto.