CÁSSIA LIMA
Com missão de julgar dezenas de processos da prestação de contas dos municípios do Amapá, o conselheiro Ricardo Soares foi empossado presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), na manhã desta segunda-feira, 23, na sede da instituição no Centro de Macapá.
Com um discurso de dar continuidade ao trabalho da ex-presidente Maria Elizabeth Picanço, o novo presidente frisou que tem como metas treinar os gestores, reduzir gastos das prefeituras e realizar cursos de práticas da boa gestão.
“A gente fala muito do desvio de dinheiro, mas pouca gente se preocupa com a má gestão. Vamos nos preocupar não só com o dinheiro aplicado, mas com a qualidade dessa aplicação. Não basta dizer o que aplicou, queremos saber o resultado disso e vamos dialogar mais com os gestores pra isso”, ressaltou o presidente Soares.
Além dele, tomaram posse na mesa diretora para o biênio 2017/2018, a conselheira Maria Elizabeth Cavalcante de Azevedo Picanço como 1ª vice-presidente e o conselheiro Reginaldo Parnow Ennes como 2ª vice-presidente.
O discurso de combate à corrupção foi unânime durante a posse, assim como, a presença de caráter e ética na condução das contas dos órgãos públicos.
Na solenidade estava presente o prefeito de Macapá, Clécio Luís (REDE); o presidente da Assembleia Legislativa, Jaci Amanajás (Pros); representantes do Ministério Público e do Tribunal de Justiça. Além do deputado Kaká Barbosa (PTdoB), que não compôs mesa, mas foi cumprimentado pelas autoridades como futuro presidente da Assembleia.
“Vamos encontrar modelos para julgar nossos processos com mais rapidez e fazer auditorias em tempo real. Nossa meta é dar uma resposta mais rápida para a população. Vamos fazer uma força tarefa para dar uma resposta satisfatória à população”, frisou o presidente do TCE.