CÁSSIA LIMA
A Secretaria de Educação de Macapá (Semed) anunciou na manhã desta quarta-feira, 25, que vai implantar um piloto da escola fundamental em tempo integral ainda este ano. A informação foi dada no Senac durante a posse dos novos gestores do município, entre eles, o promotor Moisés Pereira (PEN), como secretário de Educação.
A proposta do novo secretário é que a escola municipal de tempo integral funcione com aulas normais pela manhã, e pela tarde os alunos tenham aulas práticas de dança, música e atividades extracurriculares.
“Vamos implantar uma escola em tempo integral em moldes totalmente diferentes desse trabalhado pelo governo do Estado. Vamos analisar o modelo de outras capitais e adaptar para nossa realidade. Com isso, esperamos melhorar a qualidade do ensino e ao mesmo tempo resolver o problema das creches”, explicou o promotor que foi empossado na pasta como parte da aliança política feita com o prefeito na campanha de 2016.
De acordo com o novo secretário, a implantação do ensino em tempo integral piloto vai ocorrer ainda este ano, em uma escola municipal que será definida até o fim do primeiro semestre. Após isso, a Semed deve analisar como será o processo seletivo para os professores, técnicos e outros servidores que irão trabalhar na escola.
“As prioridades desse novo governo são educação, assistência social e a captação de recursos para que possamos avançar. O novo secretário de educação já vai trabalhar para liberar o recurso da construção de creches, especialmente a da Maria Chiquinha, que está atrasado e implantar a escola em tempo integral”, frisou o prefeito de Macapá, Clécio Luis (REDE).
Além da mudança de gestor na pasta da educação, também foram empossados os seguintes gestores: Nadilma Maria Nascimento Flexa, na Secretaria de Assistência Social e do Trabalho (Semast); Leo Savio Felgueiras de Almeida, na Coordenadoria de Esporte e Lazer (Comel); Hildo Jorge Lemos de Oliveira, como Subprefeito da Zona Sul; Sérgio Roberto de Almeida Monteiro, como presidente do Instituto de Planejamento Urbano (Planurb) e Magdiel Ayres de Couto, como presidente da Comissão de Ouvidoria Geral do município.