CÁSSIA LIMA
O doutor em Ciências Sociais, Manuel Pinto lançou este mês na Universidade Federal do Amapá (Unifap) o livro “Conhecendo o Amapá”. A obra, que será traduzida em francês, é um verdadeiro guia turístico, econômico, cultural e histórico-geográfico do estado. Algo inédito para os estudantes e professores amapaenses.
A ideia de escrever o livro surgiu a partir de um convite de um editor do estado do Pará. O convite feito em 2015 tinha dois motivos.
Um exemplar de uma obra chamada “Conhecendo o Pará” havia sido produzido no estado vizinho e a ideia era fazer o mesmo sobre o Amapá. Além disso, uma legislação do mesmo ano passou a exigir nas escolas a existência de materiais similares, que tratem da cultura e história dos estados.
O livro publicado pela editora Cultural Brasil apresenta características gerais e especificas que vão desde a geografia até o turismo e meio ambiente do Amapá. Com formato de revista, o livro contém uma apresentação da política e dos grandes projetos ambientais no Amapá.
A obra inédita reúne pela primeira vez informações que já existiam na literatura amapaense, mas de forma fragmentada. O material está sendo avaliado pela Secretaria de Educação do Estado (Seed) para ser usado pelos estudantes amapaenses nas escolas de ensino fundamental.
“O livro é resultado de 17 meses de pesquisas em livros técnicos, sites institucionais e blogs especializados. O objetivo é ser um livro interdisciplinar para abranger todos os assuntos possíveis do estado. Coisa que os professores e alunos sentiam necessidade de ter”, frisou Manuel Pinto, que é professor na Unifap há 13 anos.
Ao todo, foram impressos 3 mil exemplares contendo 128 páginas cada. A proposta do autor é traduzir a obra para o francês, além de ser lançado nos municípios do Oiapoque e Laranjal do Jari.
O material está disponível nas principais bancas de revista de Macapá, além da livraria Leitura. O preço unitário é de R$ 115. Para professores, o preço pode variar porque ainda contém um guia prático de aulas e aplicação de ensino.