CÁSSIA LIMA
Uma verdadeira força-tarefa com 100 homens foi montada pela Secretaria de Manutenção Urbanística de Macapá (Semur) para limpeza do Canal do Beirol, na zona sul da capital amapaense. O trabalho iniciou na manhã desta quinta-feira, 9, na Avenida Ataíde Teive, no Trem, e segue até a bacia de decantação do Bairro das Pedrinhas.
A meta da secretaria é fazer a ordenação, organização e manter limpo o canal que acumula hoje muito mato e lixo. A previsão é que o serviço seja concluído em até 40 dias.
“Essa é uma força-tarefa com várias secretarias e órgãos, inclusive com ajuda dos moradores. Nós vamos limpar, notificar e multar, se for o caso, aqueles moradores que jogam lixo no canal. Se for mantido limpo, esse serviço dura o ano todo”, frisou o secretário de Manutenção Urbanística, Claudiomar Rosa.
No serviço de limpeza, os servidores da prefeitura entram no canal e limpam manualmente com enxadas o matagal na beira do canal. Uma lancha de pequeno porte recebe o lixo e é içada para a terra, onde o material é colocado nos caminhões para serem despejados no aterro sanitário.
A meta da Semur é que aquelas pessoas que sujam a cidade, especialmente o canal, se conscientizem de que o lixo obstrui, além de proliferar doenças. Nesta manhã, a prefeitura retirou muito entulho do entorno do canal.
“Nós estamos divulgando os horários de lixo para a população. Estamos fazendo um trabalho educativo e divulgando o número de denúncias para repreendermos os sujões”, explicou o secretário.
O número de denúncias é o (96) 99147- 1050, o contato fica a disposição dos fiscais e também recebe informações pelo aplicativo Whatsapp.