OLHO DE BOTO
Um assaltante mantém uma enfermeira refém dentro da Unidade Básica de Saúde do Bairro dos Congós, zona sul de Macapá, desde o início da manhã desta sexta-feira, 3. Outras pessoas também estão dentro do prédio, mas a Polícia Militar disse que ainda não é possível saber quantas pessoas são.
O criminoso já foi identificado. Segundo o Batalhão de Operações Especiais (Bope), que conduz as negociações, o homem está apontado a arma para a cabeça de uma enfermeira. Ele exigiu a presença da imprensa, da mãe e de outros parentes, além de outras pequenas exigências que já foram cumpridas.
De acordo com a PM, o criminoso havia feito dois roubos nos bairros do Pacoval e Novo Buritizal, e estavam sendo seguido por uma viatura da Guarda Civil Metropolitana de Macapá. Quando ele percebeu a aproximação da equipe, decidiu entrar na UBS onde também havia um guarda municipal de plantão. No meio da confusão, ele tomou a enfermeira como refém.
“No momento do pânico havia muitos pacientes dentro da UBS e cada um se escondeu como pôde em diversas salas. Ainda não é possível dizer quantas pessoas estão lá dentro”, comentou o tenente Jonas, do Bope.
Segundo ele, o criminoso está mantendo a calma, o que está facilitando as negociações.
“As negociações estão tranquilas. Até agora não demonstrou nenhum comportamento imprevisível. Vamos concluir com êxito a negociação”, afirmou o oficial.
A UBS fica na Rua Claudomiro de Morais que foi interditada pela PM.
A secretária de Saúde de Macapá, Silvana Vedovelli, está no local acompanhando as negociações. Equipes do Corpo de Bombeiros e do Samu estão na área. A principal preocupação é com os servidores e outros pacientes que estão dentro do prédio.
“Recebemos o comunicado do assalto. Estamos com Guarda Municipal e vigilância eletrônica fazendo de tudo para dar a segurança, mas se trata de pessoa armada. Estamos garantindo a integridade física dos nossos usuários e servidores, mas é um caso agora de segurança pública. Daremos todo o atendimento necessário para cada um”, comentou a secretária.