DA REDAÇÃO
Já estão a caminho do Qatar-Doha, no oriente médio, os 15 garotos do Amapá selecionados para o Mundial de Futebol Sub-13. A delegação é chefiada pelo presidente da Federação Amapaense de Futebol (FAF), deputado federal Roberto Góes (PDT-AP).
Os meninos foram escolhidos numa peneira em Macapá após a visita, no fim do ano passado, do vice-presidente da Confederação Brasileira de Desporto Escolar, Antônio Hora.
O embarque, ocorrido na segunda-feira, 6, foi cheio de empolgação dos atletas e emoção dos pais. Não faltaram selfies.
A ida do Amapá é o fruto de uma parceria entre a Confederação, a FAF e o governo do Amapá. Na América do Sul, apenas o Brasil e o Chile foram convidados.
Além de Roberto Góes, o time amapaense também está sendo acompanhado pelo técnico Romeu Figueira, e o presidente do Desporto Escolar do Amapá, Armindo Rogério.
A delegação do Amapá permanece até o dia 16 no Qatar, país que é rico em petróleo e gás natural, e faz fronteira com o Irã.
Todos os atletas são alunos da rede pública selecionados em uma peneira que começou com 100 garotos, e, depois de várias eliminatórias, fechou em 15 jogadores de 11 a 13 anos.
Eles foram treinados em sessões diárias na Praça Nossa Senhora da Conceição, das 8h às 11h e das 13h às 17h30min, sob a coordenação do professor Romeu Figueira.
Eles ganharam uniformes oficiais do Brasil, hospedagem e alimentação custeadas pela CBF.