DA REDAÇÃO
Nos próximos dias 10 (sexta) e 11 (sábado), a comunidade quilombola Alto Pirativa realizará a 57ª edição da Festividade de São Tomé. Localizada à margem esquerda do Rio Matapi com o Igarapé Pirativa, no município de Santana, a 19 quilômetros de Macapá, o local contará com várias atrações ao longo dos dois dias, como corrida de cavalos, procissão, Marabaixo, ladainha, embarcação no Matapi, dentre outras.
Além das atrações, será feita a premiação dos vencedores da corrida de cavalos, distribuição de bebidas típicas, almoço e jantar gratuito para a comunidade e Marabaixo e aparelhagens até o amanhecer.
A quase sexagenária festividade já consta no calendário dos eventos tradicionais do Governo do Estado do Amapá. De acordo com a organização do evento, a média de público é de até 2 mil pessoas todos os anos.
“O grande momento dentro da programação é ‘Cortejo da Murta’. Nele, os 26 festeiros vão com a bandeira do santo até a roça, cantando Marabaixo na mata e, no fim, levantamos o mastro na frente da igreja”, explicou a presidente da comissão organizadora da festividade, Patrícia Costa, a Ticinha.
Confira a programação do evento
Data: 10/02 (Sexta-Feira)
11h – Almoço.
12h – Corrida de cavalo (valendo ¼ de carne bovina)
14h – Procissão com o padroeiro na Vila.
13h – Torneio de Futebol
16h – Início do Marabaixo.
20h – Ladainha e queima de fogos.
20h30min – Jantar Grátis
21h – Reinício do Marabaixo até amanhecer, com muita gengibirra gratuita (Ás 5h da madrugada de Sábado, um caldo será servido para repor às energias).
Data: 11/02 (Sábado)
11h – Torneio de Futebol Feminino.
12h – Almoço Grátis.
13h – Torneio de Futebol Masculino.
14h – Embarcação no Matapi.
19h – Jantar Grátis.
20h – Ladainha e queima de fogos.
21h – Reinicio do Baile Toca Tudo