DA REDAÇÃO
Os meninos amapaenses que participaram do mundial sub-13, em Doha, Qatar, foram recebidos com festa no Aeroporto Internacional de Macapá. A delegação do estado, que representou a Seleção Brasileira de Futebol de Desporto Escolar conquistou o quinto lugar na competição. O desembarque do time ocorreu na tarde da quinta-feira, 16.
Com uma campanha surpreendente, a garotada superou adversários considerados difíceis, como Rússia e Chile. A participação da equipe amapaense encerrou nas quartas de final, após derrota por 1 a 0 para a seleção do Emirados Árabes.
“Esses jovens, quando saíram do Amapá, representavam cerca de 800 mil amapaenses. Mas, quando chegamos no Catar, passamos a representar 200 milhões de brasileiros. Na verdade era o Amapá representando o Brasil numa competição com 20 seleções, e nós conseguimos sair da competição em quinto lugar. Por pouco, não fomos para a final”, comemorou o presidente da Federação Amapaense de Futebol (FAF), Roberto Góes.
A Confederação Brasileira de Desporto Escolar pretende reforçar a equipe no próximo ano com estudantes de outros estados, mantendo a base que disputou o torneio esse ano. Para isso, haverá na próxima semana a formalização de convite ao governo do Estado para continuar a parceria com a entidade.
“Foi emocionante poder representar o nosso estado e o país. Volto cheio de esperança de poder fazer melhor. Vou me dedicar muito para trazer ainda mais orgulho ao nosso povo”, disse Odiclei Júnior, de 11 anos, é aluno da Escola Estadual Antônio Cordeiro Pontes.
Foto destaque: Márcio Pinheiro (Secom/divulgação)