CÁSSIA LIMA
A quantidade de lixo que a Secretaria de Manutenção Urbanística de Macapá (Semur) retira diariamente das ruas da capital chega a impressionar. São mais de 5 toneladas por dia somente na limpeza das ruas, sem falar da coleta domiciliar. Mas, na última semana, foram retiradas 10 toneladas de entulho e lixo de uma única casa na zona oeste da cidade.
A casa, localizada na Terceira Rua do Conjunto Cabralzinho, tinha desde 5 carcaças de geladeiras, sofás deteriorados no quintal, até material de construção. A dona do imóvel é uma idosa que é acumuladora compulsiva, ou seja, costuma acumular e juntar tudo o que pode levar pra casa desde objetos inúteis, perigosos e até insalubres.
“Ela tem mais de 50 anos e quase não para em casa. Mas junta tudo que pode. Os vizinhos sempre reclamam do perigo porque com o acúmulo de lixo tem também ratos, baratas e água parada, que é ideal para o Aedes”, frisou o fiscal da prefeitura.
Dentro da casa só havia um cômodo ocupado com um estrado de cama, uma estante velha e muitos livros e revistas. Já no quintal da casa foram encontrados restos de diversos eletrodomésticos, material de obras, muitas bacias, louças velhas e lixo.
Essa é a segunda vez em dois anos que o imóvel recebe a limpeza que só foi possível por determinação judicial em nome da saúde pública.
Dessa vez, a dona da propriedade não estava, mas os vizinhos relataram que ela frequenta a casa e sempre traz novos entulhos. No próximo sábado, caçambas da prefeitura devem terminar de tirar o entulho do terreno.