DA REDAÇÃO
O Amapá foi o primeiro estado a aderir ao Programa Identidade Jovem (ID Jovem), na manhã desta sexta-feira, 24, em cerimônia no Palácio do Setentrião. O objetivo do novo benefício é assegurar o direito à cultura e à mobilidade para jovens de idade entre 15 a 29 anos, de baixa renda. Serão contemplados 81 mil amapaenses nessa faixa etária com meia entrada em programas artísticos, culturais, esportivos, dentre outros.
De acordo com o secretário nacional da Juventude, Assis Filho, o benefício é disponibilizado aos jovens que integram famílias com renda mensal de até dois salários mínimos, inseridas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnicio). A emissão da Identidade Jovem é gratuita.
“É um ato de respeito e valorização com a juventude. O governo deve beneficiar pelo menos 15,8 milhões de brasileiros. Afinal, todos têm direito à cultura e diversão, isso é fundamental na formação do ser humano”, enfatizou Assis Filho.
Caixa fará emissão virtual do ID Jovem
O documento de identidade do jovem de baixa renda será emitido de forma virtual, através de um aplicativo para smartphones com sistema Android, IOs e Windows Phone, desenvolvido pela Caixa Econômica Federal. Para emitir a identidade será utilizado o Número de Identificação Social (NIS) do cidadão.
O aplicativo irá gerar um documento de identidade virtual com validação de segurança através de QR CODE, que poderá ser utilizado para entradas nos eventos e atividades informados acima e que estão de acordo com as regras do programa. Através do site da Caixa também será possível emitir o documento do jovem. Mas também poderá ser emitido através de imagem, de forma a auxiliar àqueles que não possuem celulares com função de instalação de aplicativos.