CÁSSIA LIMA
Os motoristas têm reclamado das condições da estrada na BR-210, conhecida como Perimetral Norte. A viagem especialmente para o município de Serra do Navio, que no verão duraria cerca de 3h, está levando até 6h por causa dos atoleiros que se formaram com as chuvas.
Segundo o motorista Fernando dos Santos, de 45 anos, que faz o trajeto toda semana, existem dezenas de atoleiros na estrada e até ônibus com passageiros suspenderam viagens ao município. O motivo são os atoleiros.
“Eu fiquei mais de três horas ontem esperando ajuda. Existem trechos que os carros fazem filas pra passar. Tem muita lama, e a estrada que é só barro, tá um enorme sabão. Se não tiver atenção é capaz de cair de um penhasco daqueles”, disse o motorista.
Segundo os motoristas, o trecho mais crítico é próximo ao município de Pedra Branca. Precisamente, perto do local conhecido como Água Fria. Lá a situação é intrafegável devido aos buracos na lama.
“Eu demorei mais de cinco horas pra passar por ali. Vi muito atoleiro e carro quebrado na estrada. Tem pontos quase isolados. E o pior, esse é o único meio de chegar no município já que não temos mais o trem”, disse o advogado Elsonias Martins Correa, que voltou recentemente do município.
Os viajantes que ficam atolados ou que ficam no “prego” na estrada, contam com a ajuda de donos de veículos tracionados ou caminhões. Mas até as picapes estão tendo dificuldades em passar, os caminhões também passam com dificuldade.
O Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit), que é responsável pelas condições da BR, informou para o portal SELESNAFES.COM que não é possível realizar nenhum reparo no trecho enquanto estiver chovendo. E que a situação tende a piorar com as chuvas.