CÁSSIA LIMA
Iniciou nesta segunda-feira, 17, em Macapá, a Campanha de Vacinação contra o Vírus Influenza, que causa a gripe. Ao todo são 90 mil doses para imunizar as pessoas que compõem o grupo prioritário. Neste primeiro momento, a vacina é para profissionais da Saúde.
Desta segunda até 21 de abril, a vacinação é para o grupo prioritário da Saúde que deve apresentar carteira profissional ou declaração do órgão em que trabalha no momento da vacinação.
“Cada grupo tem um período de vacinação. Com isso esperamos evitar tumulto e filas nas Unidades Básicas de Saúde. Buscamos manter a estatística de nenhum caso de H1N1 em 2017”, frisou a coordenadora municipal de Imunização, Jorsette Cantuária.
A vacinação ocorre em quase todas as unidades de saúde de Macapá, a exceção é para as que estão em processo de reforma e revitalização, como o Lélio Silva, no Bairro do Buritizal.
No Estado todo serão 180 mil pessoas imunizadas e 197 mil doses. Cada município definiu seu próprio calendário de imunização. A grande novidade este ano, é a inclusão dos professores de escolas públicas e privadas, no grupo prioritário.
Além disso, este ano a vacina será disponibilizada para bebês a partir dos 6 meses, crianças menores de 5 anos de idade e para mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias.
As crianças a partir de 6 meses que nunca foram imunizadas precisam receber duas doses com intervalo de 30 dias entre elas. Confira o cronograma de vacinação.
Cronograma de Vacinação:
De 17 até 21 de abril a vacinação é para os trabalhadores da Saúde;
De 24 de abril até 5 de maio o público alvo são as crianças de 6 meses, menores de 5 anos, gestantes, idosos com mais de 60 anos e povos indígenas;
De 8 a 26 de maio a vacinação é destinada para portadores de doenças crônicas, professores, profissionais do sistema prisional, presos e adolescentes de 12 até 21 anos sob medidas socioeducativas;
13 de maio será o Dia D de Mobilização Nacional;
E de 24 de maio até 5 de junho será a 2ª dose das crianças.