CÁSSIA LIMA
Ao todo, 536 alunos que pertencem à Rede de Associações das Escolas Famílias do Amapá (Raefap) serão beneficiados com R$ 4 milhões em investimentos nos próximos meses. O valor é referente ao Termo de Fomento assinado nesta segunda-feira, 24, no Palácio do Setentrião, pelo governador do Estado, Waldez Góes.
Os recursos são destinados para seis escolas localizadas em áreas rurais da capital e demais municípios. O dinheiro deve ser usado para a contratação de profissionais, materiais de consumo e manutenção de máquinas e equipamentos em suas sedes durante todo ano de 2017.
“Nossa relação com as escolas tem que ser mais pontual e presente. Não podemos frustrar os alunos com problemas pequenos e pontuais e estamos empenhando o melhor recurso e estrutura para isso”, frisou o governador.
Segundo o diretor da Escola Família Agroextrativista do Carvão, Natal Reis, o recurso é fundamental para as escolas já que os alunos tomam café, almoçam e jantam nas instituições.
“Estávamos precisando muito da contratação de professores e cozinheiros, além do material de limpeza para a escola. Esse termo é mais uma garantia de ensino para nosso alunos”, destacou o diretor.
Em setembro do ano passado, o governo também assinou um Tempo de Fomento, que garantiu aporte financeiro no valor de R$ 624 mil para a rede de escolas famílias do Amapá. O aporte financeiro possibilitou a continuidade das atividades das instituições de ensino agrícola presentes nas localidades de Pacuí, Carvão, Maracá, Cedro, Macacoari e Perimetral Norte.
“Nós passamos por muitas dificuldades, mas o governo nunca nos desamparou. Nossos repasses estão em dia e agora tem esse fomento que vai beneficiar ainda mais muitas famílias e estudantes”, ressaltou o presidente da rede das escolas famílias, Adenilson Vilhena.
Atualmente, de acordo com estatísticas da Rede das Escolas Agrícolas, mais de 800 estudantes concluíram os estudos do segundo grau, a maioria atua em sua área de formação e busca voltar para ajudar na própria comunidade.
“Nós estamos muito felizes com essa assinatura para que as escolas possam atingir seus objetivos. Esse apoio é muito importante ainda mais agora que buscamos uma prestação de contas mensal com as escolas”, explicou a secretária de Educação, Goreth Sousa.