ANDRÉ SILVA
Faltando 18 dias para o fim do prazo de entrega da declaração de Imposto de Renda, até a manhã desta segunda-feira, 10, apenas 40% dos contribuintes no Amapá já haviam enviado seus dados segundo a Receita Federal.
A previsão para este ano é que 80 mil declarações sejam entregues no Estado, mas até agora somente 32 mil pessoas realizaram o procedimento.
Para a instituição, esse quantitativo é satisfatório já que é costume do brasileiro sempre deixar para fazer a sua declaração em última hora.
“Esperamos que na última semana o volume de entrega aumente consideravelmente”, estimou o auditor fiscal Rheneê Oliveira.
No ano de 2016 eram esperadas as mesmas 80 mil declarações, mas 76,7 mil foram entregues. Em uma análise superficial, o auditor acredita que o não cumprimento da meta se deu por causa da crise que o país começava a atravessar em 2015.
“Diminuição do poder de compra, o desemprego. Com isso diminuiu a renda e, em consequência disso, diminuiu também o número de pessoas que precisavam declarar”, explicou Oliveira.
A RF não identificou até agora nenhum problema do envio da declaração por parte do contribuinte. A evolução do sistema, que na opinião do auditor é bastante didático e intuitivo, tem facilitado o envio das informações, mas ele orienta as pessoas que ainda tem dificuldade devem procurar um contador que possa auxiliar.
Principais novidades
Agora a receita dispõem de apenas um programa para o envio dos dados do contribuinte, eliminando a necessidade do usuário ter o Receitanet instalado. O programa pode ser baixado pelo link: https://idg.receita.fazenda.gov.br/interface/cidadao/irpf/2017/download
Os contribuintes que tem filhos de 10 a 12 anos agora são obrigados a informar o CPF desses menores.
O prazo para enviar a declaração é até a última hora do dia 28 de abril.