SELES NAFES
O prefeito de Santana, Ofirney Sadala (PHS), é o novo presidente da Associação de Municípios do Amapá (Ameap). A votação encerrou por volta das 15h desta sexta-feira (28).
Sadala foi eleito por 11 a 6 votos. Ele concorria contra o prefeito de Macapá, Clécio Luis (REDE). Pelo regulamento da eleição, prefeitos no mandato e seus vices podem votar. Os ex-prefeitos também podem ir às urnas, desde que estejam com suas contribuições em dia há pelo menos 1 ano.
A votação foi realizada na sede da Ameap, na Rua Eliezer Levi, no Bairro do Laguinho, área central de Macapá.
Como o voto é secreto, não foi possível saber que municípios apoiaram a candidatura do prefeito de Santana. Contudo, Sadala teve o apoio do governador do Estado, Waldez Góes, que chegou a se reunir com os gestores e ex-gestores antes da votação.
Deixaram de votar na eleição os municípios de Amapá, Pracuúba, Calçoene, Ferreira Gomes e Cutias.
O novo presidente venceu prometendo unir as prefeituras em bloco para articular emendas e convênios com o governo do Estado, além de investir na associação e capacitação de pessoal.
Sadala assume no lugar de José Maria Lobato, ex-prefeito de Serra do Navio.
Em notas, o senador Davi Alcolumbre (DEM) e o prefeito Clécio Luis parabenizaram o novo presidente da Ameap.
Davi disse que está à disposição para ajudar em articulações em todas as esferas do poder público que possam ajudar na mobilização da entidade e das prefeituras.
“Reforço a importância de construirmos conjuntamente uma visão municipalista como base para garantia da execução e manutenção de iniciativas que garantam a qualidade de vida da população atual e futura do Amapá”, comentou o senador.