CÁSSIA LIMA
A prefeitura de Macapá inaugurou neste sábado (6), no Distrito da Fazendinha, o novo Canil Municipal. O lugar que foi totalmente reestruturado pode abrigar até 35 cães e terá ações educativas mais pontuais para a população.
A reforma foi feita com recursos do Ministério da Saúde, no valor de R$ 96,7 mil e contemplou o conserto da estrutura, instalações elétrica e hidráulica, reparos e adaptação de salas.
De acordo com a prefeitura, serão ofertados a partir de segunda-feira (8) orientações médicas, cuidados que se devem ter com os animais, vacinas antirrábicas e, posteriormente, até pequenas cirurgias de castração animal.
“Esse é um grande presente pra população. Agora teremos um apoio da prefeitura, veterinários e instrutores, além disso, vamos poder levar animais resgatados lá para atendimento”, ressaltou o vereador Victor Hugo (PV) que é um dos articuladores para o novo canil.
Uma das grandes novidades do canil é que a chamada “carrocinha”, que levava animais ao possível extermínio, foi substituída por carros intitulados “trans-pet’s”. Lá, os bichinhos serão acolhidos, observados e submetidos a possíveis procedimentos cabíveis às sequelas.
“Vamos poder fazer um melhor controle de doenças, assistência. Tudo com mais praticidade e rapidez”, destacou o vereador.
O espaço do canil ainda poderá ser usado por Organizações Não Governamentais (ONGs) para a realização de eventos, feiras e até atividades pra comunidade que tenham como foco os animais.
Nos próximos meses, a prefeitura de Macapá fará um processo licitatório para realizar castração. O edital ainda deve ser publicado no site da prefeitura.