De Santana, FERNANDO SANTOS
Equipes de saúde da Prefeitura de Santana, segunda mais populosa cidade do Amapá, precisam vacinar 27,2 mil pessoas contra a gripe influenza. A campanha começou nesta quarta-feira (17) no município.
Em Santana, a procura ainda não é a ideal, mesmo com intensa divulgação. De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Ediana Marques, as pessoas não têm levado tanto a sério a vacina.
“As pessoas pensam que essa vacina é contra uma simples gripe, mas não é. Ela serve para combater a gripe que mata. É importante que a população procure os postos de vacinação que estão concentrados em todas as Unidades Básicas. Inclusive hoje estamos no Super Fácil como estratégia”, explicou a coordenadora.
Quantitativo e classificação de grupos prioritários
Em Santana, precisam ser vacinadas:
3,5 mil crianças de 6 meses a menores de 4 anos 11 meses e 29 dias.
6.359 (seis mil trezentos e cinquenta e nove) crianças de 2 a 4 anos.
2.304 (dois mil trezentos e quatro) trabalhadores da saúde
1.764 (mil setecentos e sessenta e quatro) Gestantes
293 (duzentas e noventa e três) puerperas
5.741 (cinco mil setecentos e quarenta e um) idosos
4.745 (quatro mil setecentos e quarenta e cinco) com morbidade.
Professores que antes não estavam no público alvo, agora passaram a ser inseridos, são 2,5 mil.
Ações
Para alcançar os profissionais da educação, a coordenação de imunização de Santana, vem intensificando ações de vacinação dentro de escolas.
“Nós estamos indo até os professores. Estamos montando ações dentro das escolas. Acredito que assim vamos conseguir o maior número”, informou Ediana Marques.
A campanha também está intensa nas áreas rurais de Santana. A meta é vacinar 3 mil pessoas de comunidades distantes.
No sábado (20), a vacinação será intensificada durante uma ação social que ocorrerá no Bairro do Elesbão, a partir das 8h da manhã.]
A vacinação contra o influenza encerra no próximo dia 26 de maio.
“Nós montamos ações em pontos estratégicos para alcançarmos a meta. Estamos fazendo a campanha extramuros que são pontos na cidade. Vamos colocar em academias, em supermercados e também fomos procurados para colocar na Apae e Casa da Hospitalidade. Então é importante que a população se conscientize”, concluiu.
A influenza é uma doença respiratória, infecciosa de origem viral que pode levar ao óbito, principalmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco, que são elas:
Crianças menores de 5 anos, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, pacientes com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.