ANDRÉ SILVA
Uma starup amapaense que desenvolve soluções tecnológicas para escolas do Brasil e de outros países, inaugurou na tarde de sexta-feira (23) a sua nova sede no Estado. A Inovadados, que nasceu da necessidade de um professor em resolver seus problemas com o diário de classe, passou por um processo de maturação numa incubadora de empresas do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa), e agora exporta tecnologia.
O Amapá tem se mostrado um potencial exportador de tecnologias para o Brasil e para o mundo nos últimos anos. Empresas de soluções em Tecnologia da Informação têm surgido a cada dia. Algumas mais robustas, outras nem tanto, mas com soluções que podem facilitar a vida de muita gente.
Empresas como a Você Telecom e a Orçafascio, que trabalham com a estratégias de startups, despontam no Amapá como os casos de sucesso mais recentes da história da transformação tecnológica que passa o Estado.
A Inovadados criou o Proesc, plataforma voltada para solucionar problemas na administração de escolas que vai desde a lista de freqüência de alunos ao restante dos departamentos da instituição.
A ideia nasceu, como muitas outras de sucesso, a partir da necessidade do professor Lindomar Ferreira, diretor de marketing da empresa.
“Sempre fui professor e tinha uma dor de cabeça que era gerenciar o diário do professor. Na medida em que fui resolvendo meu problema percebi que essa era uma dor de todos os professores”, lembra.
A ideia foi tão boa que ele e os dois sócios, Elias Teixeira e Felipe Ferreira, decidiram resolver o problema da secretaria, da administração, do coordenador pedagógico, do pai e do aluno. Quando viram, perceberam que criaram uma das plataformas mais eficientes na administração de escolas, o Proesc.
A Inovadados está no mercado desde 2008. A partir de 2015 passou a exportar tecnologia para outros estados e para alguns países. Hoje, mais de 1,5 mil clientes usam a plataforma.
“Com o projeto online tivemos demanda para outros países como as escolas de Portugal, Moçambique e Angola, que são países que falam português e que já se cadastraram na plataforma”, relatou Felipe Ferreira diretor executivo da Inovadados.
A sede fica na Avenida Carlos Gomes, nº 250, Bairro Jesus de Nazaré.