DA REDAÇÃO
Dez mil metros cúbicos de madeira que estão atualmente estocadas no pátio da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, em Altamira (PA), serão doados para recuperação de passarelas em Macapá e Laranjal do Jari.
As doações, que beneficiarão mais de 40 mil famílias nos dois municípios, foram obtidas por meio de articulação do senador Davi Alcolumbre (DEM), com o presidente da Norte Energia – Usina Hidrelétrica de Belo Monte, Paulo Roberto Pinto.
O anuncio foi feito pelo senador amapaense durante encontro na prefeitura da capital, na última sexta-feira, 16, com os prefeitos Marcio Serrão, de Laranjal do Jari e Clécio Luis, de Macapá.
Se tivessem que pagar para obtenção da madeira, as prefeituras teriam que desembolsar cerca de R$ 23 milhões. A proposta é realizar os serviços em regime de mutirão. A previsão é que, em no máximo 60 dias, a madeira chegue ao Estado.
“Essa iniciativa é boa para todos porque, além de dar uma destinação social para a madeira, economiza recursos dos municípios e, principalmente, leva melhores condições de moradia para famílias que vivem em áreas periféricas onde o poder público tem o dever de estar presente”, ressaltou o senador.
Davi Alcolumbre também tratou com a presidente nacional do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Sueli Araújo, sobre o transporte da madeira para o Amapá.
Mais recursos via emenda parlamentar para melhoria de passarelas
Foram obtidos ainda pelo senador, oriundos de emenda parlamentar, quase 4 milhões de reais para recuperação de passarelas.
Bairros como Jardim Marco Zero, Muca, Araxá, Beirol, Nova Esperança, São Lázaro e Perpétuo Socorro, serão alguns dos beneficiados com os serviços que serão executados pela Prefeitura de Macapá, em parceria com os próprios cidadãos.
“Esses dez mil m³ de madeira serão ainda mais importantes porque somados aos recursos que já conseguimos através de emenda parlamentar, aumentam muito mais o número de famílias beneficiadas”, concluiu Davi.