CÁSSIA LIMA
Entre os dias 16 e 18 de junho ocorre em Macapá o Circuito Amapá Afro. A programação voltada à cultura negra conta com um corredor artístico na orla de Macapá e pretende reunir manifestações culturais do Amapá e da Guiana Francesa.
O evento pela Secretária de Políticas para Afrodescendentes (Seafro), e de Cultura (Secult) tem cinco vertentes: gastronomia; produtos artísticos como literatura, artes plásticas, e artesanato; produtos agrícolas cultivados nas comunidades; manifestações tradicionais da cultura afro; e conhecimento, através de debates.
Feira do Afroempreendedor
Será um corredor com 60 quiosques que estarão expondo produtos para pele e cabelos de afrodescendentes, como cosméticos, e ainda roupas e adereços; fotografias, literatura, objetos de decoração, culinária, artes plásticas, produtos das comunidades, como farinha e mel, ervas e chás, entre outros.
O espaço estará aberto de 16h às 22h, na rua Beira Rio, entre o Trapiche Eliezer Levy e o anfiteatro da Fortaleza de São José.
PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICA
16 DE JUNHO – SEXTA-FEIRA
PALCO 1
19h – Desfile de Moda Afro
20h – Grupo Perfil do Samba
21h – Jorginho do Cavaco
22h – Deize Pinheiro
23h – Dudu Nobre
PALCO 2
18h – Abertura com segmentos de matriz africana – Candomblé/Rito de Exu
19h à 01h – Apresentação de Comunidades Tradicionais: matriz Africana, batuque, marabaixo, zimba e sairé.
– Arautos do Axé, tambor de crioula de Porto Grande, São Pedro dos Bois, Ambé, São Francisco do Matapi/Grupo Tia Dica, Torrão do Matapi, União dos Devotos de Nossa Senhora da Conceição do Igarapé do Lago, São Sebastião do Igarapé do Lago, São João do Maruanum, Santa Luza do Maruanum e Associação Cultural Marabaixo Raízes da Favela/ Dica Congó.
PALCO ALTERNATIVO
16 às 18:30 – Roda de Capoeira e Makulelê
17 DE JUNHO – SÁBADO
PALCO 1
20h – Venilton Leal
21h – Banda Afro Brasil
22h – Banda Negro de Nós
23h – Banda Caterphris – Caiena
PALCO 2
19h – Banda de Reggae
19:30 à 01h – Apresentação de Comunidades Tradicionais: matriz Africana, batuque, marabaixo, zimba e sairé.
– Tambor de Crioula de Oiapoque, Raízes do Marabaixo de Mazagão Velho, Associação Cultural São Tomé do Carvão, São Sebastião de Mazagão Novo, Irmandade de São Benedito de Mazagão Novo, São João do Matapi, Santo Antônio do Matapi, São Raimundo do Pirativa, São Tomé do Pirativa, São José do Matapi do Porto do Céu, Malocão do Pedro, Tia Joaquina do Goiabal e Santo Antônio e São Benedito do Coração.
PALCO ALTERNATIVO
17h – Batalha de Hip-Hop
18 DE JUNHO – DOMINGO
PALCO 1
19h – Banda Realidade Negra
20h – Adail Júnior e Banda
22h – Banda Araketu
PALCO 2
19:30 à 01h – Apresentação de Comunidades Tradicionais: matriz Africana, batuque, marabaixo, zimba e sairé.
– Zimba do Cunani, Berço do Marabaixo da Favela, Marabaixo do Pavão, Irmandade de São José da Pedreira, Marabaixo da Juventude, Raízes do Bolão, São José do Mata Fome, Marabaixo do Laguinho, Ressaca da Pedreira, Filhos do Criaú, Raízes do Babá e Raimundo Ladislau.