CÁSSIA LIMA
O Projeto Banzeiro do Brilho de Fogo será destaque em documentário sobre a ilha de Marajó, intitulado Delta do Amazonas. A gravação será no dia 23 de julho, com a presença de batuqueiros, mulheres do Cordão das Açucenas e a crianças do Jardim do Banzeiro.
A produção é franco-alemã, realizada pela produtora francesa Apollofilm, localizada em Strasburgo, que está produzindo uma série de documentários sobre deltas, e apresenta nesta edição o filme sobre o Delta do Amazonas, nome do documentário, formado pelos rios Amazonas e Tocantins. A gravação será a partir das 16h, na praça Floriano Peixoto.
A proposta da Apollofilm é produzir documentários em cinco continentes diferentes para explorar os ecossistemas particulares das regiões deltas dos grandes rios do planeta, com paisagens, flora e fauna ricos, focando a responsabilidade humana com o meio ambiente, mostrando o que está avançando na ciência para preservação destas regiões.
O formato do documentário é padrão europeu, com 52 minutos, e será transmitido no canal Arte. Nesta edição da série o foco é a ilha do Marajó, a maior ilha fluviomarinha do mundo, cercada pelos dois principais rios deste delta, e ainda pelo oceano e rio Pará, que o liga à bacia de Tocantins.
Atualmente, cerca de 400 pessoas integram o projeto Banzeiro, entre batuqueiros, mulheres que fazem parte do Cordão das Açucenas e crianças do Jardim do Banzeiro.