DA REDAÇÃO
Como já faz todos os anos, o Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual (BPRE) decidiu intensificar o policiamento na Rodovia AP-010, durante a Festa de São Tiago, que começa no próximo dia 16. Mas, com a previsão do aumento do fluxo de visitantes, a principal preocupação passou a ser com os mais de 30 quilômetros entre Mazagão Novo (sede do município) e a Vila de Mazagão Velho, onde a festa será concentrada.
“O trecho é muito sinuoso (cheio de curvas)”, justifica o comandante do BPRE, capitão Rondinelle Marques.
Será a primeira Festa de São Tiago com a alça viária e a pavimentação da AP-010 concluídas. Em dezembro do ano passado, o governo do Estado entregou a ponte sobre o Rio Matapi.
“Vai aumentar o número de visitantes. Muita gente nunca foi, e agora está dizendo que vai para conhecer a festa”, destacou Marques.
Outra preocupação é com os motoristas que continuam parando em cima da ponte do Matapi para fazer fotos da paisagem. Por enquanto, nenhum acidente foi registrado, mas o risco é grande.
“As pessoas estão arriscando a vida de outras e delas mesmas”, lembrou o oficial.
O planejamento da fiscalização consiste no aumento do número de policiais no patrulhamento dia e noite, e até de uma viatura exclusiva para a AP-010. O Batalhão de Policiamento Rural (BPRU) também vai ajudar na fiscalização.
Nos últimos anos, não foram registrados acidentes fatais durante os festejos.