DA REDAÇÃO
Em dois meses de funcionamento, a Clínica da Vida Lourival Duarte Brandão, em Santana, município localizado a 17 quilômetros de Macapá, realizou mais de 600 procedimentos de hemodiálise e ampliou de 24 para 38 o número de pacientes atendidos.
A unidade foi criada para atender as demandas do público da cidade e também de Mazagão, maioria idosos, e descentralizar o serviço que é oferecido na Unidade de Nefrologia do Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima (Hcal).
Os atendimentos são feitos pela manhã e tarde nas terças, quintas e sábados e, nos dias de segunda, quarta e sexta-feira, somente pela tarde.
De acordo com a enfermeira chefe da Nefrologia, Leila Silva, a tendência é que o atendimento seja ampliado com a chegada de mais médicos na clínica.
“Atualmente a unidade de Santana está atuando com dois médicos nefrologistas que, juntos, estão dando assistência para 38 pacientes. Dos outros profissionais, um está de férias e outra está de licença maternidade. Quando estes retornarem, o atendimento será ampliado novamente”, explicou Leila Silva.
Foto de capa: Wenndel Paixão (Secom)