ANDRÉ SILVA
Para chamar a atenção da população para as dificuldades vividas por deficientes físicos no Amapá, alunos da Escola Estadual Gabriel de Almeida Café apresentaram a peça ‘Todos pela inclusão’, escrita pelo aluno Lucas Mateus, do terceiro ano do ensino médio. A programação aconteceu nesta terça-feira (26), no Teatro das Bacabeiras, Centro de Macapá.
Lucas Mateus é portador de deficiência física. Junto com o professor Welinton Mello, ele deu vida aos personagens da peça, explorando as dificuldades de locomoção no dia a dia.
“Eu queria mostrar as dificuldades vividas por pessoas com deficiência, como a discriminação e a falta de acessibilidade. No início, a peça tinha um outro nome, mas as pessoas acharam que ela estava muito dramática”, lembre o estudante.
Ele conta que já está preparando uma nova peça, agora, com um viés para a valorização da vida, com foco no combate ao suicídio. A nova obra vai levar o nome de ‘A vida vale mais’.
O professor e pedagogo Welinton Mello, que é cuidador e parceiro de Lucas neste projeto, disse que sente muita gratidão por fazer parte dessa história. Foi ele quem teve a ideia de elaborar o projeto e apresentá-lo à direção da escola. Ele atuou como diretor da peça.
“Muito difícil achar palavras para descrever o sentimento de ver tudo pronto e sendo e escutado. Só uma palavra vem à minha cabeça: gratidão”, disse o professor.
Aproximadamente 600 pessoas estiveram presentes no teatro para assistir às diversas apresentações em alusão ao Dia de Luta pelos Direitos de Pessoas com Deficiência, celebrado no dia 21 de setembro.