CÁSSIA LIMA
O governo do Amapá lançou nesta quarta-feira, 27, no Palácio do Setentrião, o edital de seleção para a Organização Social de Saúde (OSS) que fará a cogestão da Clínica Dra. Euclélia Américo – Maternidade de Parto Normal, localizada na zona norte da capital. A finalidade é trazer maior eficiência ao serviço público de Saúde.
Podem participar do edital, entidades qualificadas no âmbito estadual, conforme adequação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). O resultado da seleção está previsto para 60 dias.
“Esse é mais um passo estratégico para a saúde do Amapá. O edital proporciona mais transparência nas ações públicas, mas especialmente na cogestão. Essa é nossa política pública de saúde”, destacou o secretário de Saúde, Gastão Calandrini.
As organizações sociais são entidades sem fins lucrativos, ou seja, é uma sociedade civil possibilitada de participar de convocações públicas feitas pela administração para a celebração de contrato de gestão, fomento e execução de atividades.
“Uma das principais virtudes dessa cogestão na nova maternidade é propiciar reformas no Hospital Mãe Luzia. O modelo de gestão irá permitir que se amplie as vagas no sistema agregando mais uma maternidade nova e moderna”, pontuou o juiz federal João Bosco.
Maternidade da zona norte
Localizada em frente ao Super Fácil da zona norte, no bairro São Lazaro, a maternidade está com 95% da obra concluída. O espaço conta com 23 alojamentos conjuntos, com quarto e banheiro, salas de pré-parto, parto e pós-parto, subdivididos em 11 enfermarias.
Há ainda 10 leitos no centro cirúrgico para cesáreas, 7 para UTI neonatal, 5 para cuidados intermediários e dois para unidade canguru. A previsão é de que a obra seja entregue no início de janeiro de 2018.