ANDRÉ SILVA
Moradores do bairro Ipê, zona norte de Macapá, vão receber atendimento médico e jurídico no sábado (30). A ação social é coordenada pela associação de moradores da região, com foco em famílias desassistidas.
De acordo com a associação, o bairro tem 9 mil moradores, não tem posto de saúde e não recebe atendimento do Programa Saúde da Família (PSF).
Moradores reclamam que, por várias vezes, precisam se deslocar para outros bairros e passar noites inteiras na fila de uma Unidade Básica de Saúde (UBS).
“Tem muitas pessoas carentes aqui que não têm como se deslocar até o posto de saúde mais próximo, por isso tomamos essa iniciativa de trazer a saúde para dentro do bairro. A gente vai procurar manter esse tipo de ação”, falou o presidente da associação de moradores, Alexandre Menezes.
“Vai facilitar muito para a gente. Para sermos atendidos, temos que sair daqui do bairro. Tenho filhos e vou aproveitar para consultá-los”, disse a vigilante Katiane de Souza Coutinho, de 42 anos.
Além do atendimento médico, os moradores vão receber palestras educativas, serviços de emissão de carteira social e atendimento jurídico. O evento vai acontecer na área da igreja católica, na Avenida dos Ipês, ao lado do bosque do bairro, a partir de 8h.
Limpeza do Bosque
Uma das áreas mais visitadas pelos moradores do Ipê, para relaxar ou praticar esporte, é um bosque cheio de árvores localizado dentro do bairro.
Segundo a associação, há alguns meses, os moradores tentavam apoio da prefeitura para a limpeza do local. Eles conseguiram, e ajudaram nos serviços.
“O pessoal usava o local como desova de produtos roubados e até mesmo como esconderijo, depois de terem praticado alguma coisa errada. Juntamos a comunidade e trabalhadores da prefeitura, e conseguimos limpar o lugar”, falou o presidente.