De Brasília, SELES NAFES
O senador pelo Amapá, Randolfe Rodrigues (REDE), foi o mais votado entre os jornalistas que cobrem o Congresso Nacional, no prêmio da revista Congresso em Foco. Chico Alencar (Psol-RJ) foi o mais votado na Câmara, e o deputado Alessandro Molon (REDE-RJ) foi escolhido pela atuação contra a corrupção.
O anúncio dos vencedores ocorreu na noite desta quinta-feira (19), numa casa de eventos no Lago Sul, em Brasília. Os parlamentares mais atuantes são escolhidos por meio de voto na internet pelo público e por 73 jornalistas que escrevem sobre política em Brasília.
Foi a 6ª vez que Randolfe recebeu o prêmio. Em discurso, ele exaltou a República, apesar de seu pior momento, mas disse que o estado democrático de direito foi uma das maiores invenções da humanidade.
“Em momento tão turvo e caótico é necessário em um evento como esse para que se reafirme nossas convicções. Eu creio no estado democrático de direito. A democracia é o pior dos regimes salvo todos os outros, não há vida fora do estado democrático de direito.
O deputado Chico Alencar disse que a política vive um momento de “gangsterização”.
“Sem imprensa atenta, crítica e independente, o Congresso seria ainda pior. Fala-se muito em criminalização da política. Há quem queira fazer isso para a apatia das pessoas. A criminalização deriva da ‘gangsterização’ da política”, criticou.
O prêmio foi marcado por um momento singular. O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSC-RJ), filho do deputado federal Jair Bolsonaro, do mesmo partido, também foi escolhido numa das categorias. Sob vaias, ele defendeu os valores familiares e teve um abraço recusado no palco por um político adversário.
Regras
Não puderam votar no Prêmio Congresso em Foco os jornalistas vinculados a empresas de lobby, assessoria de comunicação ou consultoria política; e assessores.
Abaixo, os melhores senadores, de acordo com os jornalistas, por ordem decrescente:
1º – Randolfe Rodrigues
2º – Paulo Paim (PT-RS)
3º – Alvaro Dias (Podemos-PR)
4º – Simone Tebet (PMDB-MS)
5º – Cristovam Buarque (PPS-DF)