DA REDAÇÃO
Começou na manhã desta segunda-feira (23) na Escola Estadual Tiradentes, no Santa Rita, a Semana de Mobilização contra o Aedes Aegypti do Governo do Estado do Amapá (GEA) nas unidades de ensino.
A Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) deverá percorrer cinco escolas estaduais de educação infantil, ensino fundamental e ensino médio até a sexta-feira (27). A ação é realizada em parceria com outras instituições, como o Exército Brasileiro, que participará da entrada nas escolas.
De acordo com o diretor executivo da SVS, Emanuel Bentes, Educação em Saúde Ambiental é o tema central da Campanha nas Escolas.
“Serão palestras sobre Educação em Saúde Ambiental, visando o controle e impedimentos do nascimento do mosquito aedes aegypti”, explicou o gestor.
Bentes explica também que outras escolas receberão palestras e ações por meio de parceiros, como o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil.
A Semana Nacional de Mobilização contra o Aedes é uma iniciativa do Ministério da Saúde e conta com ações de prevenção e controle em estados e municípios. Na próxima semana, será a vez da realização das atividades nas unidades de saúde.
Redução no Amapá
De acordo com dados da SVS, em 2017 a redução dos casos confirmados de zika chegou a 97%, enquanto que os casos de dengue reduziram 61% e os de chikungunya caíram 21%. Outro dado importante é que em 2017 não foi registrado nenhum caso de microcefalia no Amapá.
Confira abaixo a programação da SVS nas escolas
23/10 (Segunda-feira) – Escola Tiradentes (manhã e tarde)
24/10 (Terça-feira) – Escola Professor Lucimar Amoras (manhã)
25/10 (Quarta-feira) – Escola Eunice Picanço (manhã e tarde)
26/10 (Quinta-feira) – Escola José de Anchieta (manhã e tarde)
27/10 (Sexta-feira) – Escola Meu Pé de Laranja Lima (manhã e tarde)
27/10 (Sexta-feira) – Escola Estadual Gabriel de Almeida Café (manhã e tarde)